Seja bem-vindo a loja virtual do Cavok Brasil!

LANÇAMENTO: 90 Anos de Aviação Comercial Brasileira

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

De: R$139,90

Por: R$135,00

Descrição Rápida


UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DE SUCESSO, SONHOS E PAIXÃO


Medida: 22,5 x 29,5cm



Miolo: 244 páginas coloridas em papel couche 115g


Mais de 400 fotos e ilustrações!


O LIVRO DE  CONSULTA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA 


Autor: PAULO F. LAUX

LANÇAMENTO: 90 Anos de Aviação Comercial Brasileira

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Detalhes

O arquiteto Oscar Niemeyer havia recém-completado 19 anos e pensava em casar-se quando a empresa alemã Condor Syndikat solicitou a autorização do governo brasileiro para o estabelecimentode uma empresa de transporte aéreo regular no país. Diante das opções que se apresentavam, a empresa preferiu começar percorrendo o estreito corredor que passaria para a história como a “Linha da Lagoa” (dos Patos), ligando pelo ar a capital do Rio Grande do Sul às cidades de Pelotas e Rio Grande. De um extremo ao outro, apenas 270 quilômetros de distância, mas que pareciam uma eternidade; uma explosão de adrenalina. Com ele, inaugurava-se, também – agora oficialmente -, o serviço postal aéreo no Brasil. Contratos comerciais, diferentes formas de cultura, singelas declarações de amor, que agora chegariam às mãos do destinatário em poucas horas, graças ao avião. Os franceses bem que haviam tentado o mesmo anos antes, mas depararam-se com o despreparo do governo para essa situação inusitada. Na verdade, não havia até então uma legislação oficial específica capaz de analisar técnica e juridicamente um empreendimento aeronáutico tal como era proposto.

No mesmo ano de 1927 e no mesmo cenário gaúcho, surgia a Viação Aérea Rio-Grandense – Varig, fundada por outro alemão. Juntas, ambas as empresas em vários momentos se serviriam dos mesmos aviões, pilotos e, até mesmo dividiriam diretores em suas organizações. O mais importante era voar, transportar gente e os malotes do correio.

Três anos depois os norte-americanos desembarcavam no Brasil e logo se estabeleceriam solidamente através da empresa Panair do Brasil, responsável pela construção de um grande número de campos de pouso e estações de rádio-comunicação em todo o território nacional. Graças aos esforços dacompanhia, pontos distantes no mapa, como Rio Branco, no Acre, seriam interligados às capitais dolitoral do país regularmente por avião. Medicamentos, jornais, ferramentas agrícolas e alimentos imprescindíveis à sobrevivência das populações ribeirinhas e ao aculturamento de populações indígenas habitantes da região, agora desembarcavam com regularidade nessas comunidades. A Amazônia, finalmente, passava a sentir-se parte do território nacional.

A grande explosão do setor de transporte aéreo ocorreria após o término da Segunda Guerra Mundial graças ao equipamento disponível à venda a preços baixíssimos. Pela primeira vez as companhias de transporte aéreo expandiram-se a granel. E muitas desapareceriam no mesmo ritmo.

Mais de 120 nomes desfilaram através dos anos, das mais modestas às mais notáveis. Mas todas elas voltadas para um mesmo ideal, fossem como empresas de transporte de passageiros ouexclusivamente cargueiras. Uma história e tanto, que transformaria de uma vez por todas a paisagem sócio-econômica-cultural do país. Desde os primeiros “aerobotes” que venciam distâncias voando à velocidade de 180 km/h até os notáveis jatos turbofan atuais, que não se conformam em voar a menos de 900 quilômetros horários.

Todas as empresas aéreas que operaram nestas nove décadas são analisadas ao longo de 244 páginas fartamente emolduradas por cerca de 400 ilustrações, grande parte delas até então inéditas. “90 ANOS DE AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA” foi impresso primorosamente em papel Couchê de115 g.

Alguns comentários espontâneos recolhidos de leitores que se preocuparam de analisar a obra (*):

- “Recebi o livro ontem. PARABÉNS!!!! QUE BELÍSSIMO TRABALHO! Não li em detalhes, obviamente, mas a primeira impressão foi excelente! Um belíssimo trabalho comum a ótima editoração. Parabéns.” (Pesquisador Aeronáutico, Porto Alegre – RS)

- “Estou babando com o livro (...) “Tô” me lambuzando aqui com seu trabalho. Parabéns.” (Pesquisador Aeronáutico, Rio Claro – SP)

- “Passei boa parte de hoje lendo, vendo e admirando o seu belo trabalho.Você foi a fundo e com boa dose de meticulosidade conseguiu colocar em linguagem simples, porém respeitando a técnica, tudo o que ocorreu nesses últimos 90 anos. Parabéns pelo belo trabalho e que você continue pesquisando e colocando no papel seus conhecimentos e talentos.” (Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira, Natal – RN)

- “Meu Querido Amigo, que surpresa! Que livro!!! Parabéns meu Amigo. Trabalho maravilhoso. Vou me debruçar sobre cada palavra e sobre cada imagem.” (Advogado, São Paulo – SP) 

- “Mais uma vez quero parabenizá-lo por sua enorme contribuição para preservar a História de nossa Aviação.” (Engenheiro, Industrial e Museólogo, São Paulo – SP)

- “A leitura é maravilhosa! Uma delicia voltar no tempo em uma aviação bem diferente da que temos hoje...” (Spotter, Aeroviário, Itajaí – SC)

- “Seu livro realmente merece figurar em toda biblioteca de entusiastas da Aviação Comercial, além de um texto leve, mas preciso, contando algumas verdades, não mencionadas em revistas ou livros de engajados.” (Pesquisador Aeronáutico, São Caetano do Sul – SP)

- “A riqueza de informações e de fotografias é fantástica, digna de quem é realmente um conhecedor profundo da história da aviação comercial brasileira. Finalmente ela foi resgatada com muita categoria e fidelidade. Nenhuma outra pessoa, a não ser você, teria o gabarito necessário para escrevê-la. O setor lhe deve essa. Espero que haja o devido reconhecimento.” (Publisher, São Paulo – SP)

(*) Os nomes dos autores foram intencionalmente omitidos em respeito à privacidade de cada um.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.